Atividade Reforma Protestante 1517-2015

Atividade Reforma Protestante 1517-2015

Decorreu no passado dia 31 de outubro uma palestra subordinada ao tema “Reforma Protestante 1517-2015”, enquadrada no plano de atividades da Igreja Evangélica do Alto do Moinho. Esta iniciativa decorreu nas instalações do auditório do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, tendo como orador Sérgio Gomes, pastor da Igreja Batista de Rio de Mouro. Contou ainda com a participação musical do Coral Gerações e do grupo do Alto do Moinho. Estiveram também presentes irmãos de outras congregações que puderam testemunhar a forma sã e cristã que imprimimos a esta atividade envolvendo-se nela com grande empenho e dedicação.

Relativamente à palestra, o orador dividiu-a em duas partes. Na primeira fez o enquadramento histórico e os fatores que levaram à Reforma encabeçada por Martinho Lutero. Várias foram as mudanças ocorridas do ponto de vista geográfico, político, religioso e até intelectual. Destacou grandes transformações intelectuais com o surgimento dos humanistas cristãos, os quais tiveram um interesse profundo pelo estudo das Escrituras Sagradas e das línguas originais e começaram a fazer uma comparação entre o Novo Testamento e o que a Igreja Católica Romana estava a viver. Entre esses humanistas destacou Desidério Erasmo ou Erasmo de Rotherdan que influenciou os reformadores com o seu Novo Testamento Grego. Foram também enfatizadas as mudanças religiosas, pelo autoritarismo da Igreja católica romana que se tornou insustentável. O catolicismo não satisfazia os anseios espirituais do povo que buscava uma religião satisfatória e prática, que respondesse às suas indagações e expectativas.

Salientou que a reforma protestante ocorreu na Alemanha quando o frade Martinho Lutero afixou as 95 testes nas portas da igreja do castelo de Wittenberg aproveitando a oportunidade de pregar nos lugares públicos, como costume da época e pôde referir-se às indulgências que eram vendidas por João Tetzel com a falsa promessa de muitos benefícios. Ele dizia que, se alguém comprasse uma indulgência para um parente falecido, “no momento em que a moeda tocasse no fundo do cofre a alma saltava do inferno e ia direto para o céu”.

Na 2ª parte fez a abordagem ao reformador Marinho Lutero e às doutrinas por ele defendidas:
1. Justificação pela fé não pelas obras mas pela fé em Jesus Cristo;
2. Infalibilidade da Bíblia – A Bíblia estava acima do papa (figura máxima da igreja católica) e era a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo;
3. Sacerdócio de todos os crentes. O único intermediário é Jesus Cristo.

Foi uma tarde desafiante e bastante enriquecedora do ponto de vista espiritual que terminou com um desafio: Será que a Igreja Evangélica moderna precisa de se reformar?

Esta atividade terminou com um jantar convívio nas instalações da Igreja Evangélica do Alto do Moinho e onde foi possível confraternizar e refletir sobre a importância deste acontecimento na vida cristã.

Sublinhamos e agradecemos a Deus pelo envolvimento dos membros desta igreja local na organização e logística desta iniciativa, bem como de outros irmãos na fé que nos visitaram e que se envolveram conjuntamente, na preparação da refeição e mesmo na dinâmica com os participantes: “Petiscos Bíblicos” destacando-se o casal Taute e o pastor Tiago Afonso da Igreja de Ação Bíblica de Sesimbra.
Em tudo, procurámos honrar e glorificar o nome de Deus, tendo como referencial para este dia o versículo:

“O justo viverá pela fé”. Romanos 1:17

_DSC6279

_DSC6285

_DSC6289

_DSC6290

_DSC6293

_DSC6300

IMG_2894

IMG_2895

IMG_2897

IMG_2900

IMG_2901